A origem

O Sr. Kozo Miyashiro, patriarca da família (in memoriam), nasceu na província de Okinawa, Japão, em 1911. Em 1930, embarcou para o Brasil para trabalhar no plantio de café. Sua primeira parada foi na cidade de Cambará/PR. Decorridos alguns anos, adquiriu terras na cidade de Itambaracá/PR, onde passou a residir. Após sucessivas frustrações na agricultura em 1950, “seu Kojó” mudou de atividade passando a ser comerciante. Como empresário, inaugurou o primeiro bar da cidade, posteriormente foi proprietário de um grande armazém de secos e molhados, gerando muitos empregos. Sua participação na comunidade itambaracaense foi muito marcante, tendo papel decisivo na emancipação política daquele município. Em 1964, mudou-se para Bandeirantes/ PR e adquiriu o Bar da família José Chanca (Zé Enxerga), e inicia suas atividades comerciais nessa cidade.

Em 1977, os filhos iniciam no comércio no ramo da avicultura. Com muito trabalho e dedicação, ampliaram seus negócios abrindo diversas “casas de frango” na cidade e região, além de um frigorífico, gerando na época mais de 250 empregos.

 

Restaurante Kojó (1982)

 Restaurante Kojó (2010)

Restaurante Kojó (2010)

 Em 31 de março de 1982, foi inaugurado o Restaurante Kojó no prédio do antigo “BUTIKIN”, próximo ao Tiro de Guerra. Com o grande sucesso do restaurante, se fez necessária a aquisição do atual prédio em 1986, para dar um melhor atendimento à numerosa clientela. O prédio possui uma área construída de 900 m2, distribuídos em 03 salões, com capacidade de atendimento para 350 pessoas.

O Nome Kojó

O patriarca do clã Miyashiro, Sr. Kozo Miyashiro, devido a sua simpatia e popularidade na comunidade era carinhosamente chamado pelo apelido de “ Seu Kojó “ (aportuguesamento do nome Kozo) e os filhos resolveram lhe homenagear, oficializando comercialmente o nome Kojó.

Mais de 30 Anos de Tradição.

Em 31/03/2014, o Restaurante Kojó comemorou 32 anos. Três décadas representa uma conquista importantíssima, já que nas estatísticas, os restaurantes raramente atingem este marco. Sempre preocupados com a qualidade da comida e do atendimento, os proprietários do Restaurante Kojó estão sempre atentos, Inclusive viajam muito pelo Brasil e também fora do país buscando novas tendências de comida oriental para enriquecer e sempre inovar o cardápio com novidades.

Hoje, o Restaurante Kojó é conhecido em diversos estados, e muitos clientes, quando de passagem por nossa região, fazem questão de incluírem o Restaurante Kojó em seu roteiro. A marca Kojó é uma referência gastronômica em nossa região. Diariamente, recebe clientes de Bandeirantes e outros estados de todo Brasil.

A marca Kojó se encontra registrada junto ao Instituto de Marcas e Patentes.